Web Content Display (Global)

SIMPLEX 2025: vote nas ideias que podem transformar os serviços públicos

SIMPLEX 2025: vote nas ideias que podem transformar os serviços públicos

Cidadãos têm a oportunidade de escolher as propostas que pretendem tornar a Administração Pública mais simples, próxima e eficaz

SIMPLEX 2025: vote nas ideias que podem transformar os serviços públicos 

 Encontra-se oficialmente aberta a fase de votação pública das propostas apresentadas no âmbito do SIMPLEX 2025. Até ao dia 15 de maio, todos os cidadãos maiores de idade, bem como cidadãos estrangeiros legalmente residentes em Portugal, podem votar nas sete ideias finalistas disponíveis na plataforma participa.gov.pt

Esta fase marca um momento decisivo para o envolvimento direto dos cidadãos na modernização dos serviços públicos. As propostas agora em votação refletem preocupações reais e sugestões concretas, realizadas pelos próprios cidadãos, para simplificar o seu relacionamento com o Estado. 

Apesar de distintas nos seus objetivos, as sete propostas finalistas partilham uma visão comum: a de tornar os serviços públicos mais simples, acessíveis e centrados nas necessidades da população. Estas ideias abrangem diferentes áreas de atuação do Estado, desde os cuidados sociais à mobilidade, da saúde à segurança social, passando pela comunicação autárquica e pelos serviços digitais. 

Entre as propostas a votação incluem-se a criação de uma bolsa de cuidadores formais de idosos, a digitalização da divulgação dos editais das autarquias e a simplificação do processo de legalização de viaturas importadas. Prevê-se ainda a integração da ficha de inspeção obrigatória na aplicação gov.pt e a emissão automática do Cartão Europeu de Seguro de Doença aquando da renovação do Cartão de Cidadão. Outras medidas passam pela criação de uma plataforma única para marcação de serviços públicos e pela disponibilização de simuladores de benefícios da Segurança Social, com o objetivo de facilitar o acesso à informação e aos serviços. 

O processo de auscultação inicial recolheu um total de 70 propostas, as quais foram depois avaliadas por uma comissão composta por representantes da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e das entidades competentes com base em critérios de viabilidade, impacto e relevância, tendo resultado nas sete propostas agora a votação. 

A votação decorre no participa.gov.pt, a plataforma dos processos participativos da Administração Pública. O acesso é feito través de autenticação via Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, assegurando a integridade do processo. 

Gouveia recebe terceira sessão do programa

Gouveia recebe terceira sessão do programa "Mestres do Digital"

Especialistas em cibersegurança vão compartilhar dicas sobre como proteger dados pessoais e evitar riscos online

Gouveia recebe terceira sessão do programa "Mestres do Digital"

A terceira sessão do programa "Mestres do Digital – Segurança em Cada Clique" terá lugar no próximo dia 6 de maio, em Gouveia, com duas sessões distintas. A sessão destinada ao público jovem decorrerá durante a manhã, na Escola Secundária de Gouveia, enquanto a sessão dirigida ao público sénior e de entrada livre, terá lugar durante a tarde, às 15h00, na Biblioteca Vergílio Ferreira.  

Depois das sessões realizadas em Torres Vedras e Fátima, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) prossegue com este programa, reforçando o compromisso assumido pela Estratégia Digital Nacional de aumentar os níveis de literacia digital da população e de promover uma utilização mais segura e eficaz das ferramentas digitais disponibilizadas pelos serviços públicos. 

Durante as ações em Gouveia, os participantes poderão aprofundar os seus conhecimentos sobre riscos associados à cibersegurança, explorar o potencial das ferramentas digitais ao serviço dos cidadãos e conhecer melhor a Chave Móvel Digital (CMD) e a aplicação gov.pt. 

"Mestres do Digital – Segurança em Cada Clique" é um programa de capacitação digital promovido pela AMA, que visa incentivar a utilização segura dos serviços públicos digitais através da rede de Espaços Cidadão. Inserida no Plano de Ação 2025-2026 da Estratégia Digital Nacional, a iniciativa está a ser implementada numa fase piloto em 20 Espaços Cidadão, com previsão de alargamento a toda a rede nacional até ao final de 2026. 

Com esta ação, a AMA reforça o seu compromisso com a inclusão digital, a promoção da cibersegurança e o aumento da autonomia dos cidadãos, assegurando um acesso equitativo às tecnologias e facilitando a utilização dos serviços públicos digitais por todos, independentemente da faixa etária. 

Espaço Cidadão Lab: o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento do Estado

Espaço Cidadão Lab: o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento do Estado

Novo espaço combina tecnologia, experimentação e proximidade com o cidadão

Espaço Cidadão Lab: o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento da administração pública

Foi inaugurado, no campus da Nova SBE, o primeiro Espaço Cidadão Lab., uma nova geração de balcões públicos que combina tecnologia, experimentação e proximidade com o cidadão. A sessão contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, da presidente da AMA, Sofia Mota, e do dean da Nova SBE, Pedro Oliveira, e assinalou também o 18.º aniversário da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) — celebrando quase duas décadas de inovação na Administração Pública. 

O Espaço Cidadão Lab. assume-se como o primeiro espaço-laboratório da rede de atendimento do Estado, com uma missão clara: inovar o modo como os serviços públicos são concebidos, testados e disponibilizados. Trata-se de um ambiente de experimentação em contexto real, onde novos serviços, produtos e soluções tecnológicas são validados diretamente com os utilizadores finais, antes da sua disseminação a nível nacional. Esta lógica de experimentação permite completar o ciclo de inovação — do desenho à implementação — com base em evidência prática e num processo colaborativo. 

Desenhado especificamente para responder ao perfil da comunidade académica e envolvente da Nova SBE, este espaço oferece um catálogo de serviços adaptado às suas necessidades e disponibiliza ferramentas digitais inovadoras como a aplicação gov.pt, quiosques de self-service e soluções de acessibilidade no atendimento. Para além da componente tecnológica, o Espaço Cidadão Lab. representa um novo modelo de colaboração institucional, promovendo o desenvolvimento de soluções integradas com os principais organismos prestadores de serviços públicos. 

A parceria com a Nova SBE reforça de forma exemplar a ligação entre inovação, academia e administração pública. Ao integrar a experiência prática dos serviços com o conhecimento gerado em ambiente académico, esta colaboração potencia a criação de valor mútuo: por um lado, facilita a aplicação de investigação a desafios reais da Administração Pública; por outro, proporciona à academia um terreno para o desenvolvimento de soluções com impacto social. 

Desde a sua criação, a 27 de abril de 2007, que a AMA tem liderado o processo de transformação digital da Administração Pública, promovendo uma relação mais simples, eficiente e acessível entre o Estado e os cidadãos. A rede de Espaços Cidadão, a autenticação com Chave Móvel Digital, a app gov.pt e a crescente desmaterialização de serviços são exemplos desse percurso. O lançamento do Espaço Cidadão Lab. representa a evolução natural deste trabalho e reafirma o compromisso da AMA com a inovação contínua e a melhoria dos serviços públicos, colocando sempre o cidadão no centro da experiência.